Euzébio Bertozo é um escritório de assessoria e consultoria canônica fundado e conduzido pelo Pe. Carlos Rodrigo Euzébio Bertozo, que possui uma vasta experiência acadêmica e pastoral na área do Direito Canônico bem como no ordenamento jurídico brasileiro.
O Pe. Carlos Rodrigo Euzébio Bertozo é sacerdote devidamente incardinado na Arquidiocese de Palmas no Tocantins. Ordenado em 2001, atualmente é pároco da Paróquia Santa Filomena.
Em sua trajetória acadêmica possui licenciatura plena em filosofia e especialização em filosofia e ensino de filosofia e também é bacharel em teologia.
Em 2007 recebeu o título de mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma junto à qual participa periodicamente de colóquios de atualização. Em 2014 publicou sua dissertação de mestrado no Brasil, abordando a função do Bispo diocesano no discernimento de novos dons de Vida Consagrada.
Com o mestrado obtido, à partir de 2008, dedicou-se ao ofício de Chanceler da Mitra Arquidiocesana de Palmas onde pode assessorar os arcebispos no exercício do múnus episcopal, ofício este exercido durante sete anos.
Concomitantemente iniciou sua experiência na magistratura eclesiástica com a função de juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Palmas. Neste mesmo Tribunal, em 2013, assumiu sua presidência como Vigário Judicial. Com as reformas colocadas em ato pelo Papa Francisco, colaborou ativamente na criação do Tribunal Eclesiástico Metropolitano de Palmas onde, até o presente, é presidente e Vigário Judicial.
Lecionou por mais de uma década no Centro de Ensino Superiores Mater Dei, auxiliando diretamente na formação de dezenas de diáconos e sacerdotes da Província Eclesiástica de Palmas e de diversas Comunidades de Vida e Aliança. Ministrou diversos cursos e formações nas ciências canônicas e dedica-se quotidianamente à defesa dos direitos dos fiéis na Igreja, em especial dos clérigos.
Em 2015 recebeu o título de bacharel em Direito após apresentar sua monografia com o título: “A capacidade para realizar negócios jurídicos em nome de Dioceses e Paróquias: a integração do direito canônico no ordenamento civil brasileiro”. Devidamente inscrito nos quadros da OAB (OAB/TO 8067) é advogado criminalista e no momento realiza pós-graduação, na modalidade especialização, em direito processual penal.
Princípios:
O que nos move é e será sempre a “salvação das almas” (salus animarum), em um autêntico serviços pastoral prestado com profissionalismo, ética, sigilo e profundo amor à verdade libertadora de Cristo Jesus.
Missão:
Na defesa do Direito na Igreja (Pro iure in Ecclesia), colaboramos na construção do Reino de Deus por meio da garantia dos direitos e deveres de cada fiel católico e das instituições eclesiásticas em uma sadia interpretação e aplicação do Direito Eclesial; ajudando a apaziguar as angustias e os conflitos existentes em meio ao Povo de Deus para que, no respeito a todos, possa a Igreja na terra viver à imagem da Jerusalém celeste.